
O gesto foi uma mescla de irritação e descontração; tempos mais tarde dissera a sua secretaria (e amante) Johanna Fantova a seguinte frase: “a língua de fora revela as minhas posições políticas.”

Quatro anos depois, publicou cinco trabalhos científicos abrindo caminho no campo da Física Quântica. Suas novas concepções mudaram ligeiramente a visão de universo que se tinha, desde Newton. Um dos fatores mais notáveis dessa mudança viera na teoria da Relatividade (Restrita (1905) e Geral (1914-1916)): a relação entre massa e energia, expressa na igualdade E = m.c² (E é a energia, m a massa e c a velocidade da luz). Com esta teoria poderia se explicar de onde provinha a energia liberada pelos elementos radioativos. A conseqüência deste estudo resultou no desenvolvimento das armas atômicas, criticadas por Einstein durante toda sua vida.
Albert Einstein quando ele era um professor de física no Instituto Federal Suíço de Tecnologia, em Zurique, 1912 - 1914Durante a Segunda Guerra Mundial, diante da possibilidade da Alemanha construir uma bomba atômica, foi motivado a escrever uma carta ao presidente Franklin Roosevelt, explicando que seria necessário criar um programa de pesquisas para adiantar-se daquela ameaça. Seis anos depois, em 1945, a primeira bomba era detonada em teste, no deserto dos Estados Unidos.
Com a derrota da Alemanha, tal arma não foi utilizada na Europa, mas sim no Japão, pois ainda havia conflito.
Com a derrota da Alemanha, tal arma não foi utilizada na Europa, mas sim no Japão, pois ainda havia conflito.
Aqui ele declara sua oposição à bomba atômica e à corrida armamentista entre os Estados Unidos ea União Soviética, em uma conferência de imprensa em Princeton (14 de fevereiro de 1950)Albert Einstein trabalhou para que afastassem a possibilidade de guerras atômicas, através de acordos internacionais, mas seus esforços não obtiveram grande êxito. Já havia um grande acúmulo de material bélico nuclear e que continuou a crescer. Somente na década de 80 iniciou-se o desmonte de parte desse arsenal.
“Duas coisas são infinitas: O Universo e a estupidez humana. Mas quanto ao Universo tenho as minhas dúvidas.”

Nenhum comentário:
Postar um comentário