Uma Geração de Sonhos Pós-Modernos
Outrora me encontrava lecionando ou Como prefiro dizer (divagando Em conjunto) sobre socialismo na sala de aula mais próxima de vocês, quando no calor do debate... se é que ainda existe calor ou mesmo uma breve faisca em um debate com a geração de adolescentes que esta sociedade tão apática a realidade alheia ou a sua própria.. mais o que acabei por descobrir é que o velho Marx ainda pode ter esperanças... em meio a 30 e poucos e sempre com ênfase aos "Poucos" surge uma linha de pensamento critico entre tanta preguiça e alienação.. uma prodigiosa e revoltada aluna no calor da discussão da "luta de classes" pede e palavra e diz:
-Más professor, se a classe rica tem mais direitos e oportunidades que a classe pobre(operária), esta então devia possuir também mais consciência política e não permitir tanta desigualdade e continuar comprando Tênis NIKE a R$400,00 enquanto se paga U$ 1,00 a alguém de um país subdesenvolvido para fabrica-lo.
Eu por minha vez em um misto de alegria e (Putz ela me pegou de calças curtas) tento explicar velha e batida noção de "mais valia" ou mesmo recorrendo ao conseito distorcido de "Capitalismo Globalizado" entretanto ela rebate e acaba com a parada no segundo Round:
- Tudo bem Professor, eu entendo tudo isso, mais supomos que alguém que nasça com mais oportunidade deva compreender esse cenário ridículo e tentar mudar, então eu discordo de Marx, o pobre muitas vezes não tem oportunidade de se engajar e compreender a sociedade em que vive mesmo estando nas mãos da maioria a ferramenta da mudança, já o "safado" do rico esse si tem o conhecimento para mudar isso.
UHULLL.. o sino bateu.. salvo pelo gongo.... não é bem a covardia que me tomou nessa hora, mais como explicar a um adolescente, este um dos raros que ainda demonstra alguma lucidez a Máquina "capitalista" que suga o sangue e a alma da saciedade, ou mesmo a ignorância das massas resultada de anos de marginalização e por fim a prepotência dos poderosos que são os unicos privilegiados nessa teia de aranha secular... "BENDITO SEJA O SINO...."
(Diego Bian)

Nenhum comentário:
Postar um comentário